O QUE É ACUPUNTURA? E PARA QUE SERVE?

acupuntura 2

A acupuntura vêm da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC), pois foi desenvolvida na China. Mas é um tratamento alternativo , pois visa tratar e prevenir doenças, por meio de aplicação de agulhas, estimulando a homeostase ou seja a tendência natural do organismo de autorregular-se e reequilibrar-se.

A acupuntura não está  ligada a religião, crenças ou misticismo.

Chamada pela OMS ( Organização Mundial de Saúde ) de terapia integrativa, a acupuntura age melhorando a circulação sanguínea e liberando substâncias químicas produzidas pelo cérebro com efeito analgésico e anti-flamatório. Desta forma, a técnica diminui e regula a dor.

A acupuntura  também têm efeito relaxante muscular, analgésico (enxaqueca, como falei no post anterior) sedativo, ansiolítico e antidepressivo leve,cicatrizante,  e até para infertilidade. Também é capaz de aumentar a imunidade do corpo, entre outros benefícios.

QUER SABER MAIS SOBRE ENXAQUECA ZERO? CLIQUE NESTE LINK!!!

São várias as enfermidades que podem ser tratadas com acupuntura, principalmente as dores relacionadas ao sistema músculo-esquelético.

Exemplo:  dores nas costas, em hérnia de disco, osteartrose, tendinites e fibromialgia.

QUER SABER MAIS SOBRE FIBROMIALGIA? CLIQUE NESTE LINK!!!

 

Pessoas com hipersensibilidade aos medicamentos, com efeitos colaterais graves, como alterações do rim

( medicamentos analgésicos, que são os “ famosos para dor” ) e estômago, além de náuseas e vômitos, devem ser tratadas com acupuntura, pois  a técnica ajuda o paciente a diminuir a quantidade de medicamentos diários, o que reduz a ocorrência e a gravidade desses efeitos indesejados.

Mas também existe limitações técnicas para algumas doenças.

 Ex: Diabetes mellitus tipo 2, precisa ser muito bem avaliado pelo profissional  Médico.

Portanto a acupuntura não serve para todos os problemas e para todas as pessoas. Tudo precisa ser avaliado pelo profissional  Médico.

Existe contra-indicação para a acupuntura,  como indivíduos submetidos à quimioterapia, que precisam ser precisamente avaliados. O mesmo ocorre para pacientes com infecções sistêmicas graves e sepse. Também em pacientes com marca-passo ou desfibriladores cardíacos implantáveis é contra-indicado o uso de eletroacupuntura pelo risco de interferência nesses aparelhos. Em pacientes com distúrbios de coagulação  e uso de anticoagulantes , sempre o cuidado é redobrado. Em grávidas a contraindicação usual é evitar a eletroacupuntura.

A acupuntura não dói, quando as aplicações são feitas superficialmente, você apenas sentirá uma “picadinha ou um leve choquinho “, pois existem agulhas de vários diâmetros.

A duração de cada sessão leva em torno de 20 minutos, pelos planos de saúde e quando particular até 40 minutos e dependendo do caso até um pouco mais.

Um conselho que te dou:  Não deixe de ir ás sessões com roupas confortáveis e soltas e procure relaxar na hora da sessão.

Há vários pontos pelo corpo todo, inclusive na orelha, couro cabeludo, rosto e na mão ( primeiro metacarpo, que é no dedo ).

 

A quantidade mínima de sessões são 10 iniciais, para depois o profissional Médico avaliar o caso.

Em relação a correr algum risco ao fazer a acupuntura, posso  dizer que todo procedimento invasivo, alguns riscos estarão presentes. Entretanto, a acupuntura é uma técnica muito segura, desde que cumpridos  os requisitos de segurança para esta classe de procedimentos.

Mas quando iniciar um tratamento, tire todas as suas dúvidas em relação ao procedimento e ao que é esperado da acupuntura e comprometa-se, pois afinal, o profissional orienta e executa o processo, mas é o paciente quem se cura!

A acupuntura  não é exclusivo do profissional Médico,  apenas  a prescrição do pedido Médico.

A execução PODE SER FEITA POR qualquer profissional da área de saúde com PÓS EM ACUPUNTURA, na qual denomina-se Acupunturista ou  TERAPÊUTA HOLÍSTICO.

 

QUER SABER MAIS SOBRE ENXAQUECA ZERO? CLIQUE NESTE LINK!!!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close